O grupo de usuários Python do Ceará(PugCE), em iniciativa de promover a linguagem de programação Python no Ceará promove o IX PyLestras.
Local: Universidade de Fortaleza - Unifor - Sala i-14. Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz
Data Hora: 30/05/2015 09:00
Valor: R$ 15.00
Mostrarei na palestra técnicas e ferramentas para obtenção de dados a partir dos dados publicamente disponíveis na web utilizando scraping. Será abordado scraping utilizando bibliotecas padrão do python, eventos e scrapy.
O objetivo dessa palestra é apresentar uma ferramenta usada para análise de dados de modelos climáticos. A ferramenta auxilia na plotagem de mapas, plotagem de gráficos, análises estatísticas, gravação de dados nos formatos científicos, etc. Com Python está sendo possível condensar as funcionalidades de vários programas em uma única ferramenta.
Nesta palestra, demonstrarei uma visão geral dos desafios e soluções na implementação de um integrador inteligente de componentes da rede elétrica, base do Smart Grid, para Companhia Energética do Maranhão(CEMAR), desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica(LIT) do Instituto Federal do Ceará(IFCE), 100% em python.
Nesta palestra, será feita uma introdução a importância de um dos principais conceitos por trás da Web Semântica: o de meta-informação. Serão abordados dois dos protocolos mais usados: o Open Graph e o Microdata, e como que meta-informação pode ajudar seu projeto a ter informações organizadas de forma que não somente seres humanos possam entendê-la, independentemente da tecnologia usada no back-end.
Esta palestra começa mostrando o cenário mundial da tecnologia pelos olhos femininos e os motivos de tão poucas mulheres entrarem na área. Ela aborda também como homens e mulheres, juntos, podem mudar este cenário mundial e finaliza mostrando iniciativas no país neste respeito, uma delas sendo a criação aqui em Fortaleza do PyLadies.